quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dicas Para o Bom Crescimento das Unhas!


Quer deixar suas unhas crescerem mas elas vivem quebrando? Além de problemas de saúde as causas podem estar em comportamentos errados. Veja algumas dicas:

NUNCA retire toda a cutícula. Ela é uma proteção natural da unha. Após o banho apenas empurre, com a ajuda de um palito ou espátula, o excesso da cutícula. Essa simples ação vai ajudar, e muito, as unhas crescerem e quando for fazer as unhas quase não terá cutícula para cortar.
Use SEMPRE creme nas mãos. Frio, vento e água são os vilões das unhas e mãos. No inverno a hidratação deve ser aumentada. O tempo frio resseca as mãos e fazem as unhas quebrarem. Passe creme nas mãos várias vezes ao dia. Além de unhas mais fortes terá mãos mais hiratadas.
Passe vaselina sólida nas cutículas antes de dormir. Elas vão ficar hidratadas e protegendo mais as unhas. Unhas hidratadas, cutículas menores.
Dê folga ao esmalte. O esmalte protege as unhas sim mas cobre e não as deixa respirar. Se você faz as unhas toda semana, retire o esmalte um ou dois dias antes de ir a manicure. Assim as unhas irão descansar.
Não lixe em cima da unha. Algumas pessoas lixam a parte de cima da unha para que elas fiquem mais brancas. Isso é errado pois estará retirando a proteção da unha e deixando a mais porosa. Se pintar por cima, a situação piora. O esmalte, que é um agente químico e com substâncias fortes, vai ser ‘sugado’ para dentro da unha podendo causar doenças e micoses.
Nunca lixe a unha toda de uma vez. Comece do centro para um lado e depois faça o outro. Isso evita que ela lasque.
Sempre use base antes do esmalte. Além de fixar mais o esmalte, a base vai proteger a unha. Dê preferência as bases fortificantes e com cálcio. As receitas caseiras de colocar cravos na base, formol ou iodo também funcionam mas cuidado se você for alérgica.
Unhas em formato quadrado ou com pontas quebram mais do que as de formato redondo.
Se sua unha quebrou, não cole. Aquela mania de passar cola de unha postiça só funciona se a unha quebrou no dedo e está machucando. Caso contrário, corte-a por completo e lixe-a. Ficar colando a unha só vai prolongar o sofrimento, uma hora vai ter que cortá-la senão ela pode quebrar mais fundo ainda.
Para uma unha mais forte, cuide se sua alimentação. Frutas, legumes e verduras possuem vitaminas necessárias para as unhas e cabelos.
Manchas brancas podem ser micoses, deficiência de cálcio ou uso abusivo do alicate. Sim, quando você corta muito fundo a cutícula pode machucar a raiz da unha fazendo com que se crie essas manchas.
Unhas amarelas, esbranquiçadas ou mesmo escuras. Com linhas brancas, que descascam, descamam, dobram ou lascam com muita facilidade pode ser mau cuidado com as unhas ou o seu organismo informando a falta de alguma vitamina. Procure um dermatologista.
Se você acha que suas unhas não crescem porque você roía, isso é apenas MITO. Roer unha enfraquece a unha sim mas, a partir do momento que você para de roer para de prejudicar a formação da unha.

O segredo de unhas forte é a hidratação. Tanto hidratação das unhas e mãos como do corpo. Uma alimentação saudável e pequenos cuidados com as unhas.