quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Você sabe da Origem dos Esmaltes?

O esmalte surgiu no Antigo Egito, por volta de 3.500A.C.. Não era bem um esmalte, era mais uma mistura de henna com variações de cores entre vermelho à rosa e preto para se colorir as unhas e dedos. E cores vivas eram utilizadas pra decorar os dedinhos somente da Realeza. Unhas e dedos pintados significavam status, nobreza. E em mulheres de camadas sociais inferiores eram permitidas só cores mais pálidas.

Já por volta de 3.000 A.C., foi desenvolvido um verniz para pintura das unhas (mais semelhante ao esmalte), também restrito à realeza, no Japão. Foi onde também, por volta de 600A.C. apareceram tons metálicos (à base de ouro e prata) e fórmulas mais resistentes que chegavam a durar um dia. E os japoneses eram mais rígidos quanto aos mais pobres usarem unhas pintadas, podendo ser até executados caso adornassem suas mãos.



Em 1927, a marca americana "Max Factor" lança o "Max Factor Esmalte para Unhas" que consistia em um pote prateado, com um pó bege para se passar na superfície das unhas com uma espécie diferente de pincel.E em 1932 os irmãos Charles e Joseph Revlon criaram a primeira marca de esmaltes como conhecemos hoje, onde surgiu o conceito de ter as mãos da mesma cor que os lábios.
Em 1970, começa a produção de grande escala de esmaltes sintéticos, muitos como conhecemos até hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário